A época dos Saldos de Verão 2024 já começou e os consumidores têm até o mês de setembro para adquirir produtos e serviços com as promoções da estação. De acordo com o Top Global Consumer Trends 2024 da Euromonitor International, 44% dos consumidores procuram poupar mais, uma vez que se veem impactados com os níveis de inflação, e 74% assume estar preocupado com o atual custo de vida. Ainda assim, estes consumidores, em época de saldos, são aqueles que procuram as melhores ofertas sem nunca descurar a qualidade e eficiência dos produtos.
A época de saldos, apesar de bastante atrativa para os clientes, pode ser desafiante para os retalhistas. Com os consumidores cada vez mais exigentes e atentos no momento de compra, os retalhistas que não consigam chegar aos consumidores podem ver-se esmagados pelos seus concorrentes. É neste cenário que o Retail Media é uma ferramenta poderosa para impulsionar as marcas e os seus produtos, considerando que 29% dos consumidores revelaram estar dispostos a que os retalhistas consigam rastrear as suas emoções e personalizar a sua experiência de compra de acordo com o seu estado emocional no momento.
“O Retail Media apresenta-se como uma ajuda importante para os retalhistas na época de Saldos, uma vez que permite às empresas estarem mais visíveis e um passo à frente dos seus concorrentes. Com os dados específicos dos gostos e tendências de consumo dos consumidores, o Retail Media permite montar estratégias de comunicação e publicidade segmentadas e que criam um fluxo de receitas adicional, possibilitando compensar a venda de produtos com margens baixas nesta época.”, refere Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.
Em contraposição com os dados anteriores, o Relatório de Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do mês de junho, realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas, revelou que o Indicador de Confiança dos portugueses voltou a aumentar, motivado pelo contributo positivo das perspetivas sobre a evolução futura da situação económica do país e das opiniões referentes à evolução da situação financeira das famílias.
Com os saldos cada vez mais espaçados no tempo, tanto consumidores como retalhistas podem ser impactados com esta nova tendência. É importante perceber que os saldos constantes podem criar uma expectativa nos consumidores de que pode existir sempre uma oferta disponível, questionando o valor original de venda, e deixando de adquirir produtos a esse valor, aguardando pelas ofertas. Desta forma, os consumidores passam a valorizar mais o preço do produto do que a sua qualidade e/ou desempenho.
Nesta época de Saldos de Verão, as empresas podem encontrar no Retail Media uma solução 360. Uma vez que as campanhas que este desenvolve, para além de trazerem dados revelantes sobre o impacto da comunicação e da publicidade, permitem aos retalhistas otimizar os descontos e a sua eficácia de vendas tanto no presente, como no futuro, aumentando a sua rentabilidade num ambiente comercial cada vez mais competitivo.