Webloyalty

Procura por viagens cresce 20% em Portugal

Em plena época de férias de verão, as empresas de turismo têm uma oportunidade única de captar a atenção dos viajantes e aumentar as suas reservas graças ao Retail Media

No ano passado, Portugal recebeu mais de 18 milhões de turistas estrangeiros, de acordo com os dados do Statista. E tudo indica que, este ano, o turismo português vai continuar a crescer. Segundos os dados da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a procura por viagens aumentou em 20%, por parte dos portugueses, quando comparado ao ano de 2023. Uma reviravolta inesperada pelo sector do turismo, tendo em conta o panorama atual da economia portuguesa.

Também de acordo com a 23º edição do Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, em colaboração com a IPSOS, o orçamento médio para as férias dos portugueses também aumentou em 20%, atingindo um valor médio de 1961€, com 74% da população a planear ir de férias este verão.

Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil, comenta que “é cada vez mais comum reservar viagens online, uma vez que permite aos consumidores analisar, de forma rápida e eficaz, as diferentes opções, preços e até mesmo aceder a promoções e descontos para os ajudar a poupar, algo que é fundamental, principalmente em tempos de inflação. Para além disso, é esperado que o turismo português seja semelhante ao de 2023, mais nacional do que internacional, com esperança e um bom feeling de que os resultados serão bons nestas datas”.

Retail Media, uma ferramenta fundamental para o sector do turismo português

Em plena época de férias de verão, as empresas do sector do turismo têm uma oportunidade única de captar a atenção dos viajantes e aumentar as suas reservas. Neste contexto, o Retail Media posiciona-se como uma ferramenta valiosa de marketing digital para se ligar a um público altamente recetivo no momento exato da decisão de compra.

Ao contrário da publicidade tradicional, o Retail Media permite às empresas de turismo segmentar com precisão o seu público-alvo, chegando aos utilizadores que já estão à procura de produtos e serviços relacionados com viagens. “Para além disso, o Retail Media também permite a otimização da experiência de compra e a colocação de publicidade no momento ideal, gerando um fluxo de receitas adicional para as empresas”, refere Eduardo Esparza. Segundo dados do Statista,  a receita obtida através do Retail Media, em Portugal, atingirá os 28,5 milhões de dólares em 2024, mais um milhão que em 2023.

Embora o aumento das vendas seja o principal objetivo da estratégia de Retail Media, os benefícios vão para além disso. A ligação entre marcas e consumidores durante o processo de compra oferece a oportunidade de construir relações duradoras com os clientes, estabelecendo um vínculo de confiança e, consequentemente, maior chance de fidelização.