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Dois em cada cinco encarregados de educação estão preocupados com os custos do regresso às aulas

Numa das épocas de maior despesa para as famílias, as compras online de material escolar estão a aumentar entre os portugueses que procuram poupar dinheiro.

Em 2023, 41% dos encarregados de educação mostravam preocupações no que toca às despesas relacionadas com material escolar. Estes dados foram apurados através de um inquérito realizado pelo Observador e pela Cetelem referente às Expectativas e Intenções de consumo no Regresso às Aulas, , e, refletindo o aumento do custo de vida nos últimos anos, 27% dos inquiridos considera que os gastos com a educação são uma fonte de stress.

Apesar de a aquisição de material escolar continuar a ser maioritariamente feita em lojas físicas, como super e hipermercados, livrarias e lojas especializadas, o padrão atual  de consumo dos portugueses revela uma transição cada vez maior para as compras online, de forma a encontrar as melhores ofertas. Segundo o mesmo Inquérito, 62% dos encarregados de educação procuram mais promoções, sendo que mais de metade (55%) opta por reutilizar material escolar ou por produtos mais baratos (41%), uma vez que a sua situação financeira se encontra igual ou pior quando comparada ao ano anterior.

“Perante este cenário, é lógico que as compras online registem um crescimento significativo, especialmente em períodos de grande despesa, como é o caso do regresso às aulas. As famílias acabam por procurar as melhores ofertas online, comparando os preços de todos os produtos que os seus filhos podem precisar para a escola, como livros, tecnologia de consumo, mochilas, moda e calçado, etc.”, afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.

Para além da simplicidade de encontrar promoções para otimizar o orçamento familiar, existem também outras soluções na Internet para obter poupanças extra em todas as compras que fizer, como o cashback. “Por exemplo, programas como o Compra e Poupa permitem reduzir as despesas com livros, vestuário ou material escolar, oferecendo pelo menos 10% de cashback em todas as compras online em lojas online de confiança”, comenta Eduardo.

Retail Media: ferramenta estratégica e fundamental para tirar partido de um “boom” de compras no regresso às aulas

A realidade é que a campanha de regresso às aulas é uma das campanhas mais importantes do ano, e dá início a um período de compras intensivo que se prolonga até ao final do ano. “Neste contexto, o Retail Media posiciona-se como uma estratégia fundamental para aproximar as marcas dos consumidores. Torna-se um aliado na ligação com os consumidores porque permite às lojas online chegar ao seu público-alvo no momento exato da decisão de compra, mostrando anúncios relevantes diretamente na sua plataforma de compras online”, revelou a Webloyalty.