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Desafios do Retail Media – E as Soluções Necessárias para o Sucesso do Negócio

  Published on 18 Setembro 2024
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    No nosso artigo anterior, discutimos as tendências que estão a surgir devido às novas vias digitais do Retail Media e a sua expansão no mercado europeu. Com a falta de unificação nestas novas formas de Retail Media, e com alguns métodos de recolha de dados a desaparecer, como a remoção de cookies de terceiros, as empresas estão a tentar enfrentar estes desafios num ambiente incrivelmente competitivo. Nesta secção da nossa série de conteúdos sobre Retail Media, abordaremos alguns dos desafios atuais e as soluções necessárias para os superar.

    Um Cenário de Mercado Fragmentado Desafia as Empresas a Criarem Estratégias de Retail Media Mais Sólidas

    Com uma multiplicidade de empresas a inserirem-se num cenário de Retail Media replete de novas vias digitais, torna-se mais difícil navegar nesse ambiente e encontrar a estratégia mais eficaz para a sua marca. Isto cria uma grande dependência das redes de Retail Media orientarem estas empresas na direção certa, de modo a obterem o melhor ROI para o seu negócio. Caso contrário, os anunciantes sentir-se-ão relutantes em investir mais se não tiverem a certeza de que os seus gastos estão a ter impacto no mercado digital. As empresas precisam de uma orientação clara sobre as diferentes vias que funcionam mais eficazmente para elas. Então, qual é a solução para superar um mercado fragmentado?

    As empresas e as redes terão de trabalhar em estreita colaboração para compreender melhor como otimizar o seu desempenho e medir os dados recolhidos de forma uniformizada. Outra solução que algumas empresas adotaram foi criar a sua própria rede de retalho, tornando os seus sítios web em marketplaces mais rentáveis. Vimos empresas muito conhecidas adotarem esta estratégia para terem mais controlo sobre como a forma como os seus anúncios são gastos e apresentados aos clientes, diminuindo a dependência de redes de terceiros ao mesmo tempo em que obtêm receitas adicionais no processo.

    As Fraudes de Anúncios Prejudicam as Métricas de Marketing e o ROI dos Gastos – Mas Aprender e Educar Sobre os Sinais de Alerta Pode Resolver o Problema

    Com o investimento em Retail Media a aumentar, as empresas necessitam estar cientes das preocupações relacionadas com espaços publicitários e marketplaces fraudulentos. Num relatório recente, conduzido pela Juniper Research as fraudes de anúncios custam aproximadamente 35 mil milhões de dólares às empresas em 2018, e este número duplicou em 2023. Os anúncios fraudulentos são operados por golpistas que persuadem as empresas a comprarem espaços publicitários e a falsificarem as métricas dos anúncios, incluindo impressões, cliques e outros, para o seu próprio ganho financeiro. Se o Retail Media estiver a ser vendido através de sítios web ilegítimos que têm visualizações, cliques e impressões falsos, isto pode significar que os anunciantes se encontram em uma situação de dados falsos, distorcendo a performance dos seus anúncios e o ROI dos gastos publicitários. Então, como podemos lidar com os casos cada vez maiores de anúncios fraudulentos no ambiente do Retail Media? 

    Em suma, as redes de retalho têm de transmitir confiança e oferecer orientações sobre a forma de evitar fraudes. Para as redes de Retail Media que oferecem espaço publicitário, ser transparente em todas as oportunidades cria uma confiança permanente. Existem também alguns recursos úteis para descobrir quais sítios web ou redes foram colocados na lista negra, ao mesmo tempo em que permite às empresas colocarem-se a si próprias na lista negra e encerrarem as suas campanhas. Os Ad Vendor Services (“Serviços de Vendedores de Anúncios”) também são extremamente úteis nestas investigações, e as redes do Retail Media podem partilhar estes recursos com os seus clientes para os instruir melhor em futuras interações.

    Uma Estratégia Centrada na Experiência e na Lealdade do Consumidor é Essencial para Sobreviver num Cenário de Retalho Competitivo

    Outro desafio que se apresenta nos próximos anos é a necessidade de as empresas se concentrarem em proporcionar consistentemente uma experiência positiva aos seus clientes em todos os domínios da sua jornada, desde o primeiro aviso de um anúncio até a experiência pós-transacional. Por que é que isto é importante? Porque os dados do sector mostram que mais de 50% das vendas de uma empresa provêm de clientes que regressam. Para além disso, é mais económico reter clientes do que adquirir novos clientes. À medida que o panorama do Retail Media se torna mais saturado, os consumidores ficam desmotivados e, em geral, mais preocupados com a privacidade dos seus dados. Assim, como é que as redes de Retail Media podem adotar isto na sua estratégia de mercado, para se manterem à frente dos seus concorrentes e ganharem a confiança dos seus clientes?

    Em primeiro lugar, apresente um programa de recompensas na sua rede de Retail Media com uma vantagem competitiva. Tem curiosidade para saber quais são as três principais características que são consideradas valiosas nos programas de recompensas? As estatísticas mostram que os descontos, os envios gratuitos e os brindes estão no topo da lista. Estas recompensas proporcionam oportunidades para manter as suas colocações de Retail Media frescas e estimulantes, e, com a situação ideal de ter estas características, as empresas também podem utilizar várias formas de marketing, como mencionado no nosso último artigo.

    Em segundo lugar, as redes de Retail Media devem considerar as vantagens do Retail Media Não-Endémico e colaborar com as empresas para que estas sejam colocadas nas suas redes. Isto não só proporciona oportunidades iguais para as empresas mais recentes anunciarem num espaço mais estabelecido, como também abre as portas para a oportunidade de receitas adicionais. Ao adaptar esta abordagem, mostra aos seus consumidores que talvez possam estar interessados em produtos específicos e, por consequência, numa oferta adicional de outra marca que não pensavam ou não conheciam. Em suma, através da compreensão de dados demográficos dos seus consumidores, podem criar uma experiência de compra mais adequada à mentalidade de compra do seu público e satisfazer as suas necessidades.

    Por último, as redes de Retail Media deveriam centrar-se em manter a transparência com os seus clientes. Seguir as políticas e os regulamentos e mostrar ativamente aos consumidores a forma como os seus dados estão a ser utilizados permite-lhes ter uma sensação de tranquilidade e, por sua vez, constrói uma relação de maior confiança e um futuro promissor de fidelização dos clientes.

    Conclusão

    Ao concluirmos esta secção sobre os desafios e as soluções no Retail Media, é evidente que as empresas estão a enfrentar um cenário complexo e em constante evolução. A fragmentação, o aumento dos anúncios fraudulentos e a necessidade de manter a experiência e fidelidade do cliente exigem estratégias inovadoras e uma colaboração estreita. Ao adotar tecnologias inteligentes, criar as suas próprias redes e centrar-se na transparência e nas recompensas para os clientes, as empresas podem enfrentar estes deságios de forma eficaz. Manter-se informado e adaptável será fundamental para prosperar neste ambiente dinâmico, garantindo um retorno robusto do investimento e a confiança duradoura dos clientes para os próximos anos. Quer saber mais sobre algumas das empresas que estão a dar o exemplo? Fique atento ao nosso próximo artigo, onde abordaremos alguns dos principais inovadores do mercado e o que eles adaptaram nas suas estratégias.

    Fontes

    1. Fragmentation: The big challenge for retail media in 2024 (econsultancy.com)
    2. How Retail Media Is Reshaping Retail | BCG
    3. Insights into the evolving landscapes of retail fraud – Retail Insight Network (retail-insight-network.com)
    4. Insights into the evolving landscapes of retail fraud – Retail Insight Network (retail-insight-network.com)
    5. The algorithms powering loyalty: How an AI firm is helping Tesco gamify Clubcard (econsultancy.com)
    6. Retail Media: The Dynamic Landscape in the UK | by Aysu Altuntaş | GoWit | Medium
    7. BOPIS (Buy Online Pickup In Store) — Brightpearl
    8. IAB-MRC-Retail-Media-Measurement-Guidelines_For-Public-Comment-1.pdf
    9. Online shopping behavior in the United Kingdom (UK) – statistics & facts | Statista
    10. What is Endemic vs Non-Endemic Retail Media Advertising? – Digilant
    11. What Is Omnichannel Retail? How it Works and Examples (2024) – Shopify