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A Inteligência Artificial chegou para valorizar as empresas portuguesas, 62% já usam esta ferramenta

A utilização da Inteligência Artificial em Portugal é uma tendência que se prevê crescente e que permite valorizar o comércio eletrónico e o Retail Media.

Após o final do primeiro quadrimestre de 2024, as expectativas apontam, para Portugal, um elevado desenvolvimento das tecnologias de Inteligência Artificial (IA). Segundo as conclusões do estudo da Microsoft e da IDC, “Da expectativa ao sucesso: Alcançar o sucesso empresarial com a IA na Europa – Portugal”, é possível concluir que 62% das empresas portuguesas já usam IA, a par disto, em toda a União Europeia, os negócios portugueses são aqueles que mais recorrem a esta inovação para auxiliar as tarefas dos seus colaboradores.

Especificamente para os negócios online e para a publicidade digital, a IA oferece grandes oportunidades na análise de padrões e na identificação de intenções de compra, abordando o consumidor de uma forma mais direta e totalmente personalizada. Isso possibilita uma interação praticamente em tempo real que cria um efeito surpresa durante a experiência de compra. De acordo com os dados do estudo Kantar Media Marketing Trends 2024, 67% dos profissionais de marketing estão otimistas quanto às possibilidades da IA generativa, ao mesmo tempo que a indústria está a trabalhar para aproveitar ao máximo as oportunidades desta tecnologia de forma a desenvolver e personalizar ações com os consumidores.

“A IA permite aos retailers compreender com maior eficiência o comportamento dos utilizadores e, com isto, fazer uma melhor utilização da informação recolhida. A possibilidade de conhecer o histórico de compras, através da utilização de algoritmos avançados, permite criar campanhas ainda mais personalizadas para cada perfil de cliente, e, para tanto, o e-commerce deve saber analisar essa informação. Além disso, esta combinação de dados e tecnologia permite antecipar as necessidades individuais, realizar a segmentação da audiência e oferecer recomendações mais específicas.”, afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria e Brasil, empresa líder em geração de receitas adicionais para o comércio eletrónico através de Retail Media.

Retail Media e IA, a receita para gerar uma experiência de e-commerce única

Segundo dados da Kantar Connet, 75% do desenvolvimento de uma marca é feito através da criação de experiências únicas com o cliente, resultando numa tendência do e-commerce para investir em Retail Media de modo a gerar e otimizar estes momentos de contacto. Esta tendência reflete-se nos números, já que, através de dados da WARC, partilhados pela Insider Intelligence, prevê-se que o investimento nesta área aumente 10,48% até ao final de 2024, chegando aos 141,71 mil milhões de dólares. “A utilização de dados e a aplicação da tecnologia são as peças fundamentais para aumentar e impulsionar as possibilidades de sucesso do sector do Retail Media, oferecendo ao cliente uma experiência única”, reforça Eduardo Esparza.

A IA é um suporte para o lado generativo das ações do Retail Media, bem como para a análise de dados. “A automação total do processo de customer journey será uma tendência crescente para que os e-Commerces consigam trabalhar de forma mais ágil, mas ao mesmo tempo precisa, impactando o cliente ideal ou o potencial consumidor ao longo de toda a experiência. E neste ponto, a IA é fundamental para tornar o processo mais abrangente, para chegar ao cliente através de todos os canais transacionais e medir o impacto de cada atividade”, conclui Esparza.