Não há dúvidas de que o Retail Media está, mais do que nunca, a abrir caminho na vida dos consumidores, e de formas que estes não conseguem evitar. Então, o que é exatamente o Retail Media? Este pode ser qualquer tipo de material de marketing promocional colocado estrategicamente para atingir um consumidor num ambiente de retalho. Assistimos à mudança do Retail Media num cenário em rápida evolução que transformou o material promocional físico em anúncios digitais que são alimentados por uma melhor orientação para os consumidores no momento ideal de compra e através de uma extensa recolha de dados.
O objetivo subjacente à execução do Retail Media num espaço específico é o de uma marca conseguir maior notoriedade dos seus produtos ou serviços e visar um público específico através da decisão do local onde decidem colocar a publicidade. Já percorremos um longo caminho até ao ponto em que podemos posicionar estrategicamente, otimizar e direcionar o nosso público com o Retail Media, e rapidamente. Então, que tipos Retail Media existem? Como está exatamente a evoluir o panorama do Retail Media? Como chegámos a este ponto e por que é que tudo isto é importante? Primeiro, vamos analisar os diferentes tipos.
Tipos de Publicidade no Retail Media
In-Store
Qualquer publicidade que veja quando visita uma loja, como mostruários de produtos, ecrãs com anúncios, sinais digitais e montras.
Search
Um anúncio que aparece quando se realiza uma pesquisa na Internet. Com base no que é pesquisado, certas palavras-chave irão gerar um anúncio digital direcionado para o consumidor.
On-Site
A publicidade On-site do Retail Media pode ser qualquer anúncio que apareça no sítio web ou aplicação de um determinado retalhista (inclui redes sociais). Isto pode incluir anúncios que resultam de pesquisas no sítio ou de visualização, como banners na página inicial de um sítio web.
Off-Site
Esta forma de Retail Media está a se tornar casa vez mais interessante para as empresas. O conceito de publicidade off-site implica coloborar com parceiros e pagar-lhes para exibir os seus anúnsios em sítios web de terceiros. Estamos a ver um rápido crescimento não só da utilização de anúncios de terceiros off-side, mas também do montante das despesas associadas a estes – uma grande oportunidade para gerar fluxos de receitas adicionais.
A Principal Diferença do Retail Media ANTES (Antes dos anos 2000) e AGORA (2000 e posteriormente)
ANTES, o Retail Media era feito para apelar às massas.
ANTES, a performance individual dos meios e dos anúncios era mais difícil de rastrear e analisar.
ANTES, o Retail Media não tinha um percurso analítico complexo – a base do seu sucesso dependia do número médio/previsto de espectadores numa base de audiência mais ampla.
ANTES, quanto mais dinheiro gastasse, mais garantiria que o seu anúncio fosse colocado no momento ceeto, o que se baseava principalmente nas horas de pico de visualização.
ANTES, o Retail Media seguiu métodos muito mais tradicionais – os mais populares incluíam amostras, cupões, infomerciais, comerciais de televisão, anúncios impressos em revistas e jornais, anúncios por correio e na rádio.
ANTES, o Retail Media baseava-se principalmente em locais físicos – com exceção de algumas colocações digitais com o avanço da tecnologia.
AGORA, o Retail Media é feito para atrair audiências específicas.
AGORA, a Internet provou-se um divisor de águas no desenvolvimento de ferramentas analíticas poderosas que rastream o comportamento dos consumidores no backend de sítios web.
AGORA, há uma maior seleção de opções disponíveis para marcas e empresas explorarem na utilização do Retail Media.
AGORA, podemos distinguir o Retail Media no espaço digital em três tipos diferentes – pago, próprios e ganhos.
AGORA, as redes de Retail Media estão a ser criadas por empresas de comércio eletrónico importantes, como a Amazon, que estão a criar um Retail Media de sucesso e fluxos de receitas secundários.
Por que é que o Retail Media é importante?
Em tempos de mudança e desafio no panorama económico, as empresas estão a explorar outras vias para aumentar e diversificar os seus fluxos de receita. Em concreto, empresas mais pequenas estão a ter cada vez mais dificuldade em competir com empresas grandes e tradicionais como a Amazon, John Lewis, M&S e outras. No entanto, há uma coisa que têm em comum: estão ansiosas por perceber como tirar partido dos dados dos seus clientes fiéis e compreender o seu processo de compra para melhor adaptar a publicidade à sua atividade e aos seus hábitos de compras digitais. Foram-se os dias em que os anúncios nos meios eram concebidos para funcionar melhor com uma audiência de massas. Agora, estamos a ver yma mudança, com os anúncios a tornarem-se mais segmentados do que nunca, uma observação perspicaz que tem intrigado empresas de todos os tamanhos.
Uma Evolução Digital
O cenário do Retail Media está a expandir-se rapidamente no âmbito digital devido ao fato da base da sua potencial audiência estar online. Uma parte substancial do que constitui o retalho hoje em dia é o comércio eletrónico e as redes sociais. Desde a pandemia, o mundo viu um aumento de 25% nas vendas do comércio eletrónico online. Para além disso, 57% dos gastos globais dos consumidores são online.
Isto cria um ambiente de enorme potencial de receitas para as empresas, e agora muitas estão a tentar navegar a través das melhores estratégias para atingir o seu público consumidor ideal. Há, nomeadamente, algumas empresas que abriram o seu caminho para esta nova era e desenvolveram as suas próprias redes, conseguindo ganhos de receitas recorde para as empresas nos últimos anos, dando um exemplo do que pode ser sucesso para outros.